quinta-feira, 11 de março de 2010

Bonsais - uma cultura milenar (da exposição Penjing)



ANTIGUIDADE
Podemos dizer que o bonsai é uma flor que nasceu em um jardim da cultura chinesa. A aparição do bonsai está directamente ligada às técnicas de cultivo de plantas em vasos. Os documentos antigos são raros, fragmentados e insuficientes para estabelecer uma cronologia precisa.
Em 1977 foi achado um fragmento de cerâmica nas escavações de Zhedjang. Este fragmento tinha gravado o desenho de um planta em um vaso. Este é o testemunho mais antigo da existência de cultivo “6.000 anos de idade”.
Não se sabe porque a representação no fragmento de cerâmica era uma planta de cinco folhas da família dos lírios; hoje essa planta é considerada um amuleto na região de Zhedjang. O desenho no vaso aponta características de uma vaso específico para manutenção de uma planta em condições de cultivo, e pede alguns comentários:
– As proporções de altura e largura são harmoniosas.
– A planta e maceta estão em perfeito equilíbrio.
– A maceta é rectangular e não redonda.
– As bases são trabalhadas de maneira sofisticada.
Na arte antiga e figurativa, a representação de um objeto não precede a sua criação. Arqueólogos concluem que o desenho ilustrasse uma perspectiva muito elaborada, e que tinha um significado de uso reconhecido e digno de ser representado em sua época.
Antes do achado desse período Tang, não há nada referente às paisagens ou árvores em miniaturas. É muito pouco provável que a técnica de miniaturização, que exige uma larga experiência, não deixasse maiores indícios. Só temos indícios reais e detalhados de cultivo de plantas em vasos no séc XIV a.C. São escrituras chinesas entalhadas em cascos de tartaruga e nelas estão escritos conceitos em ideogramas que explicam a relação do homem tentando domesticar a natureza.


Na foto:
Bonsai elaborado com fio eléctrico (cobre) e missangas

Sem comentários: